Windows 7
O Windows 7 é a mais recente versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista. A versão do Windows 7 para servidores, chamada de Windows Server 2008 R2, tem previsão de lançamento mais ou menos no mesmo periodo que este.
Diferente de seu predecessor, que introduziu um grande número de novidades, o Windows 7 é uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluidos no Windows 7; alguns serão oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials
Origem do Nome
O uso de nomes de lugares como nome de código de produtos é uma tradição na Microsoft. Ao longo das décadas de 1980 e 90, várias versões dos seus sistemas operacionais tiveram nomes de cidades, como o Sparta, uma referência a cidade-estado grega Esparta (Windows for Workgroups 3.11), Daytona (Windows NT 3.5), Cairo (Windows NT 4.0), Windows NT 5.0 (Windows 2000), Chicago (Windows 95) e Memphis (Windows 98).
No início da primeira década deste século, a empresa quebrou a tradição das cidades ao usar o nome de Whistler (Windows XP), uma estância de esqui no Canadá, e Longhorn, que se transformou no Windows Vista.
"Isso não reflete uma grande mudança para nós, já usamos cidades como nome de códigos no passado", afirmou a Microsoft num comunicado à imprensa.
Desde a fase final de lançamento do Whistler, que viria a ser lançado como Windows XP, a Microsoft já desenvolvia o Longhorn (que foi lançado como Vista) e planejava o Blackcomb. Após algum tempo de lançamento do Windows XP, e com o Longhorn já perto de ser lançado, a Microsoft resolveu renomear o projeto Blackcomb para Vienna, porém o novo nome não duraria muito.
Em 13 de outubro de 2009, a Microsoft anúncia oficialmente que vai utilizar o mesmo nome de código para a versão final do produto. A empresa justifica a decisão alegando estar "firmemente enraizada nas aspirações do Vista" ao mesmo tempo que evolui e refina sua plataforma
Recursos adicionados e melhorias
Steve Ballmer declarou que "ele será como o Windows Vista, mas muito melhor" em resposta à pergunta sobre a proximidade que ele teria com o sistema operacional atual.[3] O Windows possui os seguintes recursos:
Interface gráfica aprimorada, com nova barra de tarefas e suporte para telas touch screen e multi-táctil (multi-touch)
Internet Explorer 8
Novo menu Iniciar
Nova barra de ferramentas totalmente reformulada
Comando de voz (inglês)
Leitura nativa de Blu-Ray e HD DVD
Gadgets sobre o desktop, independentes da Sidebar
Novos papéis de parede, ícones, temas etc.
Conceito de Bibliotecas (Libraries), como no Windows Media Player, integrado ao Windows Explorer
Arquitetura modular, como no Windows Server 2008
Faixas (ribbons) nos programas incluídos com o Windows (Paint e WordPad, por exemplo), como no Office 2007
Aceleradores no Internet Explorer 8
Aperfeiçoamento no uso da placa de vídeo e memória RAM
UAC personalizável
Home Group
Melhor desempenho
Windows Media Player 12
Nova versão do Windows Media Center
Gerenciador de Credenciais
Boot otimizado e suporte a boot de VHDs (HDs Virtuais)
Instalação do sistema em VHDs
Nova Calculadora, com interface aprimorada e com mais funções
Reedição de antigos jogos, como Espadas Internet, Gamão Internet e Internet Damas.
Windows XP Mode
Aero Shake
Aero Peek
Requisitos do sistema
A Microsoft publicou os Requisitos mínimos do Windows 7. Os Requisitos do Home Premium/Professional/Ultimate para a arquitetura de 32 bits são quase os mesmos requisitos para edição Premium do Windows Vista, mas a versão de 64 bits é consideravelmente mais elevado. A Microsoft lançou um aplicativo chamado Upgrade Advisor, que examina um computador para ver se é compatível com o novo sistema operacional.
Requisitos mínimos para Home Premium/Professional/Ultimate Arquitetura x86 (32 bits) x64 (64 bits)
Processador 1 GHz
Memória (RAM) 1 GB de RAM 2 GB de RAM
Placa gráfica Suporte para o dispositivo de gráficos DirectX 9 com 128 MB de memória gráfica (para Aero Glass)
Espaço Livre em HD 16 GB de espaço em disco disponível 20 GB de espaço em disco disponível
Unidade óptica Unidade de DVD (apenas para instalar a partir de uma mídia de DVD/CD) ou entrada USB